sábado, 22 de março de 2014

* Dia internacional da Água: Água fonte de vida ou de lucro?



Neste dia mundial da água, convém fazermos pequena reflexão sobre o que ela significa e as ameaças que pesam sobre esse bem tão vital. Pois a questão da água potável constitui um dos maiores problemas da humanidade, tão grave quanto o aquecimento global. Consideremos  os dados básicos acerca da água. Ela é extremamente abundante e simultaneamente extremamente escassa.
      Existe cerca de um bilhão e 360 milhões de km cúbicos de água na Terra. Se tomarmos toda essa água que está nos aceanos, lagos, rios, aquíferos e calotas polares e distribuissemos equitativamente sobre a superfície terrestre, toda a Terra ficaria mergulhada na água a três km de profundidade. 97% é água salgada e  3% é água doce. Mas somente 0,7% desta é diretamente acessível ao uso humano.
      A renovação das águas é da ordem de 43 mil km cúbicos/ano, enquanto o consumo total é estimado em 6 mil km cúbicos/ano. Há, portanto, superabundância de água mas desigualmente distribuída: 60%  se encontra em apenas 9 países, enquanto 80 outros enfrentam escassez. Pouco menos de um bilhão de pessoas consome 86% da água existente enquanto para 1,4 bilhões é ela insuficiente (em 2020 serão três bilhões) e para dois bilhões, não é tratada, o que gera 85% das doenças constatáveis.. Presume-se que em 2032 cerca de 5 bilhões de pessoas serão afetadas pela crise de água.
     O problema não é a escassez de água mas sua má gestão para atender as demandas humanas e dos outros seres vivos da natureza.

          O Brasil é a potência natural das águas, com 13% de toda água doce do Planeta perfazendo 5,4 trilhões de metros cúbicos. Apesar da abundância, 46% dela é desperdiçada, o que daria para abastecer toda a França,  a Bélgica, a Suíça e o Norte da Itália.

Por ser um bem cada vez mais raro, ela é objeto da cobiça daqueles que querem fazer dinheiro com ela. Por isso nota-se uma corrida mundial para a privatização da água. E então surge o dilema:
água é fonte de vida ou fonte de lucro? É um bem natural, vital e insubstituível ou um bem econômico e uma mercadoria?
       Os que apenas visam lucro, tratam a água como mercadoria e no máximo como recurso hídrico. Os que dão centralidade à vida, como a maior criação do universo e o supremo dom de Deus, a vêem como bem essencial aos seres humanos e a todos os organismos vivos.
    O direito sagrado à vida implica o direito à água potável gratuita. Mas pelo fato de haver custos na sua captação, no seu tratamento, distribuição, uso e reuso existe inegável dimensão econômica. Mas isso não justifica que ela se transforme em fonte de lucro. Os custos não podem invalidar o direito. Os custos devem ser cobertos pelo poder público e pela a sociedade com fundos destinados ao acesso universal de água doce.
   Há de se questionar a expressão “água como recurso hídrico”. Ela, propriamente, não érecurso. É patrimônio natural que herdamos e que devemos preservar para todos os seres vivos atuais e futuros. Água é vida. Por isso os cientistas buscam água em Marte, porque sabem, se existe água lá, estão dadas todas as condições para a vida, por mais rudimentar que seja.
       Quando falamos em água como vida ressoam em nós outros valores como vida, fecundidade, purificação, renascimento. Todos estes temas estão presentes nas religiões que transformaram a água num dos símbolos fundamentais de Deus,  e nós cristãos de Cristo e da vida eterna.
       A água tem imenso valor mas não tem preço. Para garantir água para todos faz-se mister uma ética do cuidado de suas fontes, das matas ciliares junto aos rios e de sua purificação. Por ser desigualmente distribuida na natureza, o direito  de todos à água demanda uma ética da solidariedade na sua distribuição. E para que não haja  disperdício precisamos de uma ética da responsabilidade; o que jogamos fora fará falta a outros.
       Se houver cuidado, solidariedade e responsabilidade a Terra será generosa e garantirá água abundante para todos e de qualidade.


*Leonardo Boff é filósofo e teólogo, escritor, assessor do projeto Cultivando Agua Boa da Itaipu Binacional  e um dos co-redatores da Carta da Terra

* Barragem de Serro Azul dia 21 de Março de 2014

Dia 21 de Março de 2014 nossa reportagem acompanhou uma equipe de vistoria à Barragem de Serro Azul, no Distrito de Serro Azul, Município dos Palmares - PE.
Filmamos e fotografamos o empreendimento gigantesco do Governo do Estado de Pernambuco e fizemos entrevistas com representantes de uma Comissão da Sociedade Civil Organizada dos Palmares. O Presidente José Jorge da Silva publicou a seguinte explicação no Facebook: 
"A sociedade Civil Organizada de Palmares, constituída pelas entidades: Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Pernambuco (SINCOMATA); Câmara de Dirigentes Lojistas dos Palmares (CDL-PALMARES); Associação Comercial e Empresarial dos Palmares (ACP); Rotary Clube dos Palmares, Lions Clube dos Palmares, Loja Moçônica Fraternidade Palmarense, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Palmares – OAB, Igreja Católica e Igreja Evangélica, entregaram na última SEGUNDA-FEIRA DIA 17 DE MARÇO, um abaixo assinado ao Dr. Eduardo Leal dos Santos, Promotor de Justiça da Cidadania e Meio Ambiente da Comarca de Palmares, solicitando do mesmo uma vistoria pelo Ministério Público nas obras da barragem da Usina Serro Azul, em virtude daquela construção não está cumprindo com o que foi prometido a população da Mata Sul de Pernambuco, que seria Construído UM QUILOMETRO DE PAREDÃO DE CONCRETO POR 68 ( SESSENTA OITO) METROS DE ALTURA, porém o que estamos presenciando é uma Construção de 300 ( TREZENTOS METROS ) DE PAREDÃO DE CONCRETO E O RESTANTE 700 ( SETECENTOS) METROS, estão sendo construindo de Barro. O que a sociedade organizada de Palmares esta querendo é um laudo técnico sobre a segurança desses 700 ( setecentos ) metros de barros, inclusive solicitamos do Promotor que essa vistoria não seja realizada pelo órgão Governo do Estado e sim pelo órgão independente como; Universidade Federal, CREA ou outro órgão, deste que não seja do Governo Estadual, porque dele nós já sabemos a resposta."

Os elaboradores do Projeto da Barragem de Serro Azul previram que o volume total de águas a ser represadas no lago que será formado após concluído o paredão, será de 500 milhões de metros cúbicos de água. Será que o paredão de barro aguentaria a pressão de toda essa água?

E há informações sobre comentários provindos da empreiteira sobre a garantia da obra: dizem que após terminada, a Barragem de Serro Azul terá garantia de apenas 5 anos! (veja no vídeo abaixo o relato do Vereador Wilson Monteiro que aborda esse assunto). 


Veja o vídeo da entrevista com Sr. José Jorge da Silva, Presidente da Comissão da Sociedade Civil Organizada dos Palmares:




O Padre Josias se expressou representando os anseios da Igreja Católica - Diocese dos Palmares:



O artista, empresário e Vereador Wilson Monteiro relatou como acompanha o sofrimento dos moradores do Distrito de Serro Azul e seus esforços para sanar os problemas provocados pela construção da Barragem:




Registramos em vídeo e fotos a situação atual da Barragem de Serro Azul:




Essa é a largura do paredão da Barragem de Serro Azul. Vemos ao fundo a parte de concreto e daquele lugar até ao morro de onde de cima filmamos e fotografamos será a parte de barro que corresponde a 70% do paredão. Tivemos informações que a parte de barro será mais larga que a parte de concreto, como a foto mostra.

Barragem de Serro Azul: na base da parte de barro há cascalhos, pedregulhos. Esta foto é do lado onde fica a foz do Rio Camevou. Do outro lado tem mais cascalhos.
As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul.
As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul.

As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul.

As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul.
Veja mais reportagens sobre a Barragem de Serro Azul, no Distrito de Serro Azul, em Palmares - PE, que nossa reportagem acompanha desde 2011:

* Governo do Estado de Pernambuco enviou Batalhão de Choque da PMPE contra pacíficos manifestantes em Serro Azul

Protesto paralizam obras da Barragem de Serro Azul e bloqueiam rodovia PE 103.