sábado, 22 de março de 2014

* Barragem de Serro Azul dia 21 de Março de 2014

Dia 21 de Março de 2014 nossa reportagem acompanhou uma equipe de vistoria à Barragem de Serro Azul, no Distrito de Serro Azul, Município dos Palmares - PE.
Filmamos e fotografamos o empreendimento gigantesco do Governo do Estado de Pernambuco e fizemos entrevistas com representantes de uma Comissão da Sociedade Civil Organizada dos Palmares. O Presidente José Jorge da Silva publicou a seguinte explicação no Facebook: 
"A sociedade Civil Organizada de Palmares, constituída pelas entidades: Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Pernambuco (SINCOMATA); Câmara de Dirigentes Lojistas dos Palmares (CDL-PALMARES); Associação Comercial e Empresarial dos Palmares (ACP); Rotary Clube dos Palmares, Lions Clube dos Palmares, Loja Moçônica Fraternidade Palmarense, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Palmares – OAB, Igreja Católica e Igreja Evangélica, entregaram na última SEGUNDA-FEIRA DIA 17 DE MARÇO, um abaixo assinado ao Dr. Eduardo Leal dos Santos, Promotor de Justiça da Cidadania e Meio Ambiente da Comarca de Palmares, solicitando do mesmo uma vistoria pelo Ministério Público nas obras da barragem da Usina Serro Azul, em virtude daquela construção não está cumprindo com o que foi prometido a população da Mata Sul de Pernambuco, que seria Construído UM QUILOMETRO DE PAREDÃO DE CONCRETO POR 68 ( SESSENTA OITO) METROS DE ALTURA, porém o que estamos presenciando é uma Construção de 300 ( TREZENTOS METROS ) DE PAREDÃO DE CONCRETO E O RESTANTE 700 ( SETECENTOS) METROS, estão sendo construindo de Barro. O que a sociedade organizada de Palmares esta querendo é um laudo técnico sobre a segurança desses 700 ( setecentos ) metros de barros, inclusive solicitamos do Promotor que essa vistoria não seja realizada pelo órgão Governo do Estado e sim pelo órgão independente como; Universidade Federal, CREA ou outro órgão, deste que não seja do Governo Estadual, porque dele nós já sabemos a resposta."

Os elaboradores do Projeto da Barragem de Serro Azul previram que o volume total de águas a ser represadas no lago que será formado após concluído o paredão, será de 500 milhões de metros cúbicos de água. Será que o paredão de barro aguentaria a pressão de toda essa água?

E há informações sobre comentários provindos da empreiteira sobre a garantia da obra: dizem que após terminada, a Barragem de Serro Azul terá garantia de apenas 5 anos! (veja no vídeo abaixo o relato do Vereador Wilson Monteiro que aborda esse assunto). 


Veja o vídeo da entrevista com Sr. José Jorge da Silva, Presidente da Comissão da Sociedade Civil Organizada dos Palmares:




O Padre Josias se expressou representando os anseios da Igreja Católica - Diocese dos Palmares:



O artista, empresário e Vereador Wilson Monteiro relatou como acompanha o sofrimento dos moradores do Distrito de Serro Azul e seus esforços para sanar os problemas provocados pela construção da Barragem:




Registramos em vídeo e fotos a situação atual da Barragem de Serro Azul:




Essa é a largura do paredão da Barragem de Serro Azul. Vemos ao fundo a parte de concreto e daquele lugar até ao morro de onde de cima filmamos e fotografamos será a parte de barro que corresponde a 70% do paredão. Tivemos informações que a parte de barro será mais larga que a parte de concreto, como a foto mostra.

Barragem de Serro Azul: na base da parte de barro há cascalhos, pedregulhos. Esta foto é do lado onde fica a foz do Rio Camevou. Do outro lado tem mais cascalhos.
As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul.
As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul.

As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul.

As chuvas desta semana provocaram erosões no paredão de barro da Barragem de Serro Azul.
Veja mais reportagens sobre a Barragem de Serro Azul, no Distrito de Serro Azul, em Palmares - PE, que nossa reportagem acompanha desde 2011:

* Governo do Estado de Pernambuco enviou Batalhão de Choque da PMPE contra pacíficos manifestantes em Serro Azul

Protesto paralizam obras da Barragem de Serro Azul e bloqueiam rodovia PE 103.


Nenhum comentário:

Postar um comentário