quarta-feira, 17 de outubro de 2012

* Haverá mudanças em Palmares a partir de 2013 ou continuísmos?

 As Promessas de palanque
 Durante a eleição se falou muito em mudanças.

Coligação eleita centralizou discursos em MUDANÇAS.  E a maioria dos eleitores quis mudar o Prefeito. Mas vamos analisar sobre essas MUDANÇAS tão faladas e almejadas!
Enoelino (esquerrda) e Chiquinhho (direita) ex prefeitos contribuíram com o palanque de João Bezerra 40
Parecia patético discursar mudanças com um palanque tendo ex prefeitos e na equipe de campanha tendo ex assessores dos ex prefeitos e até descontentes do governo que se findará em Dezembro que não conseguiu conquistar credibilidade de reeleição.
O palanque eleito foi muito criticado por outros opositores sobre isso. Como trazer MUDANÇAS com quadros antigos? (julgaram que futuro Governo teria ex prefeitos nas assessorias e ainda continua a incógnita)... Mas foi o palanque que teve crédito para conseguir vitória na eleição!
João Bezerra e a Vice Carolina Lyra Magalhães Assunção discursaram sobre unir experiências administrativas de Chiquinho e de Enoelino. Bom seria unir experiências sobre o que não deu certo no passado para não repetir futuramente! Isso sem negar que houve coisas boas, pelo menos para eles (opositores ferrenhos dizem que não houve nada de bom). Mas o povo atestou e acreditou.
As promessas dos apoiadores:

A Vice do futuro Prefeito dos Palmares, Prof. João Bezerra,  Médica Carolina Lyra Magalhães Assunção (foto à esquerda), afirmou na CDL-Palmares, dia 30 de agosto de 2012 que a família dela apoiou João para Prefeito sem interesses em posições administrativas no futuro governo. Afinal, o pai dela, Enoelino, tem cargo no Governo do Estado, ela e o marido têm uma Clînica...
Belo discurso. Veremos a prática porque ela afirmou antes nas entrevistas cedidas à Radio Cultura dos Palmares que será uma "Vice Prefeita ativa". Ótimo porque Vice apenas de enfeite esperando apenas que o Prefeito viaje para assumir a Prefeitura não seria mudança.

Sobre o ex prefeito Francisco de Assis Rodrigues (Chiquinho na foto ao lado), nossa reportagem foi até ele e questionou sobre MUDANÇAS. Ele afirmou que nada pediu em troca do apoio cedido a João e não exigirá cargo no governo. Dará total liberdade para João Bezerra escolher assessoria. E é a favor de mudanças, por este motivo reconhece que ser assessor do futuro Governo tirará o perfil de mudança: "mudar começa com novo quadro de assessores municipais que não fizeram parte de governos anteriores".
Francisco de Assis Rodrigues afirmou que se João Bezerra quiser RENOVAR não pode ter assessores com os vícios dos governos anteriores e principalmene do atual. nenhum ex secretário dele, de Enoelino nem de Beto da Usina  pode ser assessor do futuro Governo de uma Coligação que passou toda a cmpanha falando em RENOVAÇÃO.

Um reconhecimento equilibrado. Mas será essa a visão de todo aquele pessoal que deu suporte à campanha de João Bezerra? 
O Desafio:
Será que a turma do outro ex prefeito seguirá essa linha de pensamento?
Será que darão liberdade para o futuro Prefeito escolher um quadro novo de administradores para a Prefeitura dos Palmares?

MUDAR é seguir novos rumos, novas visões administrativas, novas metas. Mas o primordial é mostar um novo quadro administrativo de Primeiro Escalão!

Sobre unir experiências, João Bezerra terá a opção de criar um Conselho de Governo (uma proposta inovadora mas por incrível que pareça é antiga ação democrática que dá certo, pois o Município Palmares já possuiu um Conselho Administrativo quando emancipado em 1889 e Chiquinho queria formar em 1989 quando eleito e colocar Luiz Portela como Presidente, numa fase de "arrumação política" como a atual e questões políticas impediram)!

Na Política como em tudo na vida, difícil uma coisa ser totalmente inovadora porque sempre alguém fez no passado.

Outro fator primordial também sobre RENOVAÇÃO é na Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Seria boa imagem para a Cidade ter um nome jovem e inovador pelo menos para Presidente. Um nome jovem compatível e harmônico com o futuro jovem Prefeito João Bezerra. Porém o futuro prefeito terá que negociar; ele tem somente 4 Vereadores eleitos da coligação dele. Pagará o preço exigido pelos eleitos para se agregar ao Governo?

Mas aguardemos os fatos. João Bezerra tera que enfrentar os interesses pessoais de muita gente que o apoiou, um bando de oportunistas que aderiu à sua campanha eleitoral (principalmente aqueles que apareceram de última hora e os conhecidos "assessores de carteirinha" que participam de todo governo, atualmente também ávidos pelos benefícios de ter vestido a camisa vermelha da Coligação do 40).

Reuniões, análises, discussões. Essa a fase que se inicia à partir de hoje.

E o povo almejando acontecer uma realidade de MUDANÇAS porque mudar não é somente tirar um Prefeito e colocar outro no lugar do que saiu. Envolve uma mudança de novas mentalidades, novas metas, novas metodologias e ações diferentes de modelos que não deram certo.  Esperamos que todos aqueles "teóricos" agregados à campanha de João possam fornecer  material suficiente para concretizar as mudanças propaladas em palanque, nas músicas, panfletagens...

E experiência do que não deu certo João Bezerra tem porque observou vários governos. É funcionário da Prefeitura e fez parte do quadro administrativo de Chiquinho na área de Educação e de Finanças, etc.

Agora é arregaçar as mangas e viabilizar AS MUDANÇAS PROMETIDAS. 

Os eleitores estão prontos para cobrar.  Qualquer decepção no início do futuro governo será um estopim para revoltas!
Jaorish