domingo, 24 de abril de 2011

* Filme exibido grátis na noite de Páscoa no Centro Culltural GRUCALP

Neste Domingo de Páscoa será exibido o filme "Jesus Cristo Superstar", superprodução de 2000.

Sessão gratuita se inicia às 7 e meia da noite.
Jesus Christ Superstar é um musical de rock de Andrew Lloyd Webber, com texto de Tim Rice. Apresentado em 1970, destaca as lutas políticas e pessoais de Judas Iscariotes e Jesus. A ação ocorre, na maior parte, conforme os evangelhos da Bíblia sobre a última semana da vida de Jesus, começando com a chegada em Jerusalém e terminando com a Crucificação. Atitude moderna e gírias prevalecem nas letras e há alusões irônicas à vida moderna enquanto a visão política dos acontecimentos é retratada. As produções cinematográficas e teatrais apresentam muitos anacronismos, na visão dos sectários, isto é, daqueles que querem separar política de religião.

Grande parte do enredo é focado na personagem de Judas, que é retratado como uma figura trágica, realista e conflitada que não está satisfeita com a aparente falta de planejamento político e afirmações de divindade de Jesus.

Em 1973 o diretor Norman Jewison levou as telas esta ópera rock estrelada por Ted Neeley (Jesus), Carl Anderson(Judas Iscariotes) e Yvonne Elliman(Maria Magdalena). Foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora daquele ano.
Em 2000 o musical ganha uma versão moderna (sem sofrer nenhuma alteração nas musicas). Lançado em DVD tem no elenco Glenn Carter (Jesus), Jérôme Pradon (Judas) e Renee Castle (Maria Magdalena).



Desde Quinta-feira,dia 21 de Abril, filmes religiosos são exibidos no Cineteatro Professsor Miguel Jasselli do Centro Cultural GRUCALP, situado na Rua Dr. Gerôncio Borba, 202, Bairro Modelo (placas indicativas ao lado da Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros), Palmares - PE: Ben-Hur (quinta-feira), Rei dos Reis (sexta-feira) e ontem foi exibido o filme O Manto Sagrado. Sessões sempre à partir das 7 horas da noite, gratuitamente.


Significados da Páscoa:
O termo Páscoa tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. Uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março). Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos



A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.


Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.


A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
Portanto há muito a pensar num introvertimento nesta época e comemorar espiritualmente. Época para cultuar pensamentos de Verdadeiro Amor, Paz e Luz!
Páscoa é confirmar o amor e a vida. É investir na Fraternidade e lutar por um mundo melhor vivenciando a solidariedade.
Feliz Páscoa para todos os amigos! Que a chama da "passagem pascal" se eternize nos corações e mentes de todos durante esse ano!
"Assim como Cristo ressuscitou, também eu ressuscitarei para a liberdade do Espírito por meio de um viver correto, da bondade e da compreensão para como os outros, e a todos amando como amo a Deus e a mim mesmo". (Paramahansa Yogananda).