sábado, 23 de abril de 2011

* Hoje tem exibição grátis do filme O MANTO SAGRADO no Cineteatro Prof. Miguel Jasselli!

Continuando Festival de Filmes com temas religiosos para esta Semana Santa, o Cineteatro Prof. Miguel Jasselli exibirá hoje às 7 horas da noite o filme "O Manto Sagrado", gratuitamente.
O Manto Sagrado foi indicado para cinco categorias do prêmio Oscar em 1953, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Richard Burton. Burton interpreta Marcellus Gallio, o centurião romano encarregado do supervisionar a crucificação de Cristo. Mas quando ele ganha o manto de Cristo em um jogo de azar ao pé da cruz, sua vida muda para sempre.

História inspiradora, acompanhada por uma trilha sonora fantástica, e interpretada por um elenco de primeira grandeza, incluindo Victor Mature e Jean Simmons, O Manto Sagrado permanece um dos maiores épicos bíblicos de todos os tempos.

• Inicialmente os direitos da adaptação do livro de Lloyd C. Douglas para o cinema pertenciam à RKO Pictures, tendo sido comprados na década de 40. Como o estúdio nunca levou o filme às telas, decidiu posteriormente por revender os direitos, para a 20th Century Fox.

• Oscar: Indicado nas categorias de melhor ator (Richard Burton), melhor fotografia e melhor filme. Ganhador nas categorias de melhor direção de arte e melhor figurino.



RESUMO DA HISTÓRIA:

• Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.

• Seguidores e oponentes de Jesus são influenciados pelo manto usado por ele na sua crucificação.



ELENCO

Richard Burton (Marcellus Gallio)

Jean Simmons (Diana)

Victor Mature (Demétrio)

Michael Rennie (Peter)

Jay Robinson (Calígula)

Dean Jagger (Justus)

Torin Thatcher (Senador Gallio)

Richard Boone (Poncius Pilatos)

Betta St. John (Miriam)

Jeff Morrow (Paulus)

Ernest Thesiger (Imperador Tibério)

Dawn Addams (Junia)

Leon Askin (Abidor)

Michael Ansara (Judas)


O CENTRO CULTURAL DOS PALMARES FICA NA RUA DR. GERÔNCIO BORBA, 202, BAIRRO MODELO (AO LADO DA ESCOLA DR. PEDRO AFONSO DE MEDEIROS TÊM PLACAS INDICATIVAS). EM PALMARES - PE.




FACHADA DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP



O CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI DO CENTRO CULTURAL DO GRUCALP


FOTO INTERNA DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI.

FOTOS DO AUDITÓRIO DO CINETEATRO PROF. MIGUEL JASSELLI COM ESTUDANTES ASSISTINDO OFICINAS DE LITERATURA DURANTE A 1ª SEMANA PALMARENSE DA POESIA OCORRIDA DE 14 À 18 DE MARÇO/2011.