domingo, 11 de abril de 2010

* Cinema com democracia em Palmares!

Durante exibições de filmes neste domingo, dia 11 de abril ocorreu um fato interessante.
As sessões contavam com exibições de filmes curtas metragens da Turma da Mônica e após seria exibição do filme TEMPOS DE PAZ (produção nacional com Tony Ramos e Dan Stulbach).
Porém, durante a exibição dos curtas desenhos animados para crianças, a platéia interviu na programação e pediu para mudar o filme programado.

Como maioria da platéia era feita de crianças, foi decidido que seria mudado o filme TEMPOS DE PAZ pelo filme "Xuxa e o Mistério de Feiurinha". E assim, as crianças e os poucos adultos presentes se divertiram com o filme estrelado pela Rainha dos Baixinhos.
A Democracia preservada e a diversão garantida. Eis como o GRUCALP age em plena rua, abertamente, em ações construtoras da cidadania de crianças, jovens e adultos.
Lembramos quando durante a Semana Santa os espectadores frequentadores das sessões de rua do Cine GRUCALP, opinaram sobre a programação de filmes e acrescentaram os filmes A VIRADA e FALANDO COM DEUS.

Além de mudar a programação, as crianças usaram o microfone, anunciando os filmes e chamando quem passava pelas redondezas para assistir as sessões. E ao microfone, leram e anunciaram os atores que estrelam as produções e anunciaram as próximas sessões infantis. E a participação foi intensa, quando as crianças torceram durante o desenrolar das cenas do filme.
Um exercício de democracia e cidadania em plena Rua Antonio Becco, defronte ao Museu Telles Júnior.
O filme TEMPOS DE PAZ, dirigido por Daniel Filho terá antes, exibição Segunda-feira, dia 12 de Abril, com exibições de curtas metragens desenhos animados com a Turma da Mônica. As crianças têm prioridades nesses empreendimentos culturais do GRUCALP! Várias vêm de outros bairros, carregando cadeirinhas e banquinhos para assistir às sessões infantis do Cine GRUCALP defronte ao Museu Telles Júnior!
*
*
*

* GRUCALP em ação cultural durante a SEmana Santa de 2010

Em Palmares (PE), eventos durante a Semana Santa foram promovidos por iniciativa privada. Como por exemplo, as exibições de filmes gratuitos para todos nas ruas que o GRUCALP realizou.
Platéia atenta aos filmes com temas critãos, bíblicos, exibidos pelo GRUCALP durante toda a SEmana Santa, à noite.
Na programação, clássicos da produção hollywoodiana e filmes com mensagens. Antes de cada sessão, clipes com mensagens bíblicas.
A platéia compareceu fielmente às sessões, levando banquinhos e cadeiras ou sentando nos batentes e calçadas.
Eis a programação dos filmes clássicos exibidos e documentários: Os Dez Mandamentos (produção e direção de Cecil B. Demille foi exibido segunda-feira, dia 29 de março), Conversando com Deus (sobre livro best-seller que converteu ao cristianismo muitas pessoas) e A Virada (terça-feira, dia 30 de março); Jesus Cristo Superstar (produção de 2000 sobre a Ópera Rock de autoria de Tim Rice e Andrew LLoyd Webber, foi exibido quarta-feira, dia 31 de março), Rei dos Reis (a mais fiel retratação dos fatos políticos da época de Jesus e sua condenação à cruz e ressurreição do Cristo, foi exibido quinta-feira, dia 01 de Abril); Paixão de Cristo (dirigido por Mel Gibson, foi exibido sexta-feira, dia 02 de abril); O Manto Sagrado (exibido sábado, dia 03 de abril); Pedro e Paulo Com Coragem e Fé (exibido domingo, dia 04 de abril).
A afluência de pessoas para assistir aos filmes aumentou quando foi instalado defronte ao Museu Telles Júnior, um telão com 16 metros quadrados. Acima, imagem do filme "Pedro e Paulo Com Coragem e Fé". E abaixo, parte da platéia que compareceu durante os dias sucessivos.

E a programação de eixibições de filmes continuou.
SEgunda-feira, dia 05 de Abril houve exibição do filme "Guerra ao Terror", o mais premiado pelo Oscar 2010 quando obteve 6 prêmios, entre eles melhor filme e melhor direção.
Terça-feira, dia 06 de Abril houve exibição do filme "Prova de Fogo", uma bela mensagem evangêlica.

As sessões de filmes dependem da disponibilidade do tempo. Se chover, não tem sessões. Por este motivo, de quinta à domingo não houve sessões porque choveu. Popularmente o Cine GRUCALP está apelidado de TOMARA QUE NÃO CHOVA! Mas o GRUCALP está preparando alternativas.
Se o espaço que nosso Movimento tem em mãos são as ruas, então sabemos usar com honra! Afinal, a rua é do povo e o artista tem que ir aonde o povo está!
Uma programação com filmes premiados pelo Oscar, documentários diversos, shows e Concertos serão exibidos e em breve as chuvas não impedirão as sessões porque o GRUCALP terá toldos para abrigar os equipamentos e os espectadores ansiosos por diversão!
Aguardem!
*
*
*


* GRUCALP exibindo Cinema grátis nas ruas de Palmares

A novidade sobre os empreendimentos culturais do GRUCALP é o telão com 16 metros quadrados para exibições de filmes que foi instalado defronte ao Museu Telles Júnior, na Rua Antonio Becco.
As exibições dependem das disponibilidades do tempo. Se chover não têm sessões de filmes.
Os filmes exibidos abrangem desde filmes educativos, documentários diversos sobre ciências, saúde, Direitos Humanos, História, Artes, shows até filmes premiados pelo Oscar. Dando preferências aos filmes produzidos no Brasil, as sessões continuam lotando as calçadas e ruas.


Abaixo, foto da imagem da exibição, tendo pessoas assistindo que comparecem ao local com cadeiras, banquinhos ou apenas sentando nos batentes e calçadas.

Cinema em Palmares existe, dependendo do tempo, nas ruas, com sessões promovidas pelo GRUCALP, popularmente chamadas de "sessões tomara que não chova".
*
*
*



* Jaorish entrevistado na Rádio Cultura dia 07 de Fevereiro/2010

Jaorish entrevistado no "Programa Domingo do Povo" (locutor Humberto Araújo), da Rádio Cultura dos Palmares (AM, site http://www.rcpalmares.com.br/), domingo, dia 7 de fevereiro de 2010.
medo e sem omitir opiniões sobre os assuntos questionados, o artista mantém uma linha crítica e sem vínculos com Partidos Políticos. Desta maneira, ele continua registrando os fatos e afrontando o Sistema...


Nesta Primeira parte Jaorish explana que cinema em Palmares tem somente as exibições de rua do GRUCALP. Critica as reformas do Cine Theatro Apolo que está em atraso, num investimento de mais de 1 milhão de Reais. Explica as atividades do Núcleo Oficina de Artes Cênicas e Cineclube do GRUCALP. Explica que sem apoio local da prefeitura, não há condições de entrar em Editais da FUNDARPE e do Ministério da Cultura, diante das exigências de contrapartidas.

Nesta segunda parte o entrevistado critica como os governos gastam maior parte das verbas municipais direcionadas para artistas de fora do Município. Lembra que a Fundação Casa da Cultura foi criada para fomentar, promover e divulgar os artistas locais. Critica que é muito gasto em eventos passageiros e deixam de incentivar ações de formação de educação artística e de crescimento da Classe Artística. Fala sobre perdas sofridas por Palmares nos últimos anos. Denuncia como os órgãos de cultura dos governos são usados como cabides de empregos de quem participou da campanha eleitoral e não nomeiam pessoas com habilitações técnicas ou de engajamentos culturais!

Nesta terceira parte Jaorish faz uma análise sobre a cultura palmarense e diz que o melhor surgido durante a História, foi de iniciativa privada. Cita a Orquestra Triunfo dos Fiéis da Igreja Assembléia de Deus, cita que Zé Linaldo e Floro Júnior para ter espaços e se destacar, sairam de Palmares. Critica a perda de espaços por culpa da falta de vontade política de governantes e as promessas não cumpridas de governantes. Conclama aos artistas a agirem e não esperar pelas iniciativas de governos ou políticos que enrolam o povo com eventos passageiros.

). Nesta quarta parte, Jaorish comenta sobre a funcionalidade e omissões da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. Dona Inês, da Paróquia de Santa Luzia, telefona e comenta sobre o trabalho do grupo de terceira idade daquele Bairro e concorda com as críticas de Jaorish. Outro telefonema foi de Manoel Moura que parabeniza sobre as explanações de Jaorish. Jaorish critica a falta de autosustentabilidade da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho.

*
*
*