terça-feira, 27 de janeiro de 2009

* Mengele deixou herança de experiências genéticas em cidade gaúcha!


A alta incidência de gêmeos em uma cidadezinha do Rio Grande do Sul poderia ser resultado de experiências genéticas realizadas pelo médico nazista Josef Mengele, segundo afirma uma biografia recém-publicada do chamado “Anjo da Morte”.

Prefeitura realiza encontro anual de gêmeos em Cândido Godói


A tese, rebatida por um geneticista ouvido pela BBC Brasil, está no livro “Mengele: El Ángel de la Muerte en Sudamérica” (Mengele: o Anjo da Morte na América do Sul) de autoria do jornalista argentino Jorge Camarasa e que virou tema de reportagens reproduzidas nesta semana por veículos em diferentes países.
Segundo ele, a incidência de gêmeos na população de Cândido Godói, cidade próxima à fronteira com a Argentina, começou a crescer após 1963, época da suposta passagem de Mengele pela região.
Com uma população de pouco menos de 7 mil habitantes, Cândido Godói tem mais de cem pares de gêmeos idênticos. A taxa de nascimentos de gêmeos univitelinos na cidade seria de um em cada cinco partos, muito acima da média mundial de um a cada 85 partos.
O fenômeno já é estudado há vários anos pelos cientistas, mas até hoje não surgiu uma tese definitiva para explicar a alta proporção de gêmeos na cidade gaúcha de colonização alemã.

Experimentos genéticos

Mengele, que durante a Segunda Guerra Mundial ficou conhecido por realizar experimentos genéticos, muitos deles com gêmeos, entre os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz, viveu escondido na América do Sul após o fim da guerra e morreu afogado em uma praia no litoral de São Paulo em 1979.
Para Camarasa, a coincidência entre a passagem de Mengele por Cândido Godói em 1963 e o início de um “boom” de gêmeos na cidade poderia indicar que o médico nazista teria continuado suas experiências muito após o fim da Segunda Guerra.
Segundo o geneticista Sérgio Danilo Pena, professor titular de Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a tese levantada pelo livro é "patética".
"Essa tese é patética. As experiências nazistas, além do enorme custo humano, nunca produziram resultado com veracidade científica. (...) Em Minas Gerais, também há uma cidade com alta incidência de gêmeos e Mengele nunca passou por lá", disse Pena, que também diretor científico do Laboratório Gene.
Para ele, a alta proporção de gêmeos na cidade deve ser resultado de uma simples flutuação estatística.

"Poção"

Muitos moradores mais velhos de Cândido Godói recordam a passagem do médico, sob a identidade falsa de Rudolph Weiss, pela cidade.
Segundo o relato dos moradores a Camarasa, Mengele ganhou a confiança dos moradores ao se apresentar como veterinário e cuidar dos animais da cooperativa de agricultores da cidade, antes de começar a tratar também dos próprios moradores como médico.
O livro do jornalista argentino relata ainda que um ex-prefeito e médico da cidade, Anencir Flores da Silva, realizou pesquisas e entrevistou centenas de moradores para tentar descobrir a razão da alta taxa de nascimentos de gêmeos.
Segundo Flores da Silva, pessoas tratadas por Mengele contaram que ele “tratava de mulheres com varizes e dava a elas uma poção que ele levava em uma garrafa, ou pílulas que ele trazia com ele”.
O livro de Camarasa conta a fuga de Mengele para uma colônia nazista na Argentina nos anos 1950, suas ligações com o então presidente Juan Perón, sua posterior fuga ao Paraguai nos anos 1960, após a prisão em Buenos Aires de outro criminoso nazista, Adolf Eichman, e sua passagem pelo Brasil, onde viveu em diversas cidades, com a ajuda de um casal alemão, até sua morte em Bertioga.
Fonte: BBC

* Israelenses e palestinos tocam juntos em orquestra

Grupo toca em Berlim após concertos no Oriente Médio terem sido cancelados.


Enquanto o conflito entre israelenses e palestinos continua na Faixa de Gaza, um grupo de músicos mostra que a convivência pacífica entre os dois povos é possível.
Jovens israelenses e palestinos tocam juntos na orquestra West-Eastern Divan, que se apresenta em Berlim, na Alemanha, nesta segunda-feira.





Em uma entrevista coletiva, os músicos fizeram um apelo pelo fim da violência em Gaza.
"Tenho medo que o conflito não leve a nada, que se termine onde se começou, só que com muito menos pessoas vivas", afirmou o violinista israelense Guy Braunstein.
"Ninguém está fazendo nada de concreto para pressionar o governo israelense para suspender os ataques. Até na ONU a maioria dos países votou por um cessar-fogo, mas isso não foi respeitado", disse o violinista palestino Ramzi Aburedwan.
Fonte: BBC
Mais reportagens sobre o assunto "paz entre israelenses e palestinos":
*

* Aquecimento global pode ser irreversível


Uma equipe de cientistas especializados em meio ambiente nos Estados Unidos fez um alerta de que muitos dos efeitos das mudanças climáticas podem ser irreversíveis.

Mesmo sem emissões, temperaturas seriam altas por mil anos


Fonte: BBC


Em artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas afirmam que as temperaturas na Terra podem se manter altas por até mil anos, mesmo se as emissões de gás carbônico (CO2) fossem eliminadas hoje.
Segundo os pesquisadores, se o nível de CO2 na atmosfera continuar a subir, vai chover menos em áreas que já são secas no sul da Europa, na América do Norte e em partes da Ásia e da Austrália.
Eles também afirmam que, atualmente, os oceanos estão desacelerando o aquecimento global ao absorver calor, mas que em algum momento vão liberar este calor de volta à atmosfera.
Mudanças nos EUA
A divulgação das conclusões dos ambientalistas coincide com o pedido feito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que a Agência Americana de Proteção Ambiental reveja as regras de emissão de gás carbônico por veículos de passageiros.
Leia mais: Obama reverte decisões de Bush na área ambiental
Vários Estados americanos, liderados pela Califórnia, querem introduzir leis para obrigar as montadoras a melhorar drasticamente a eficiência do uso de combustíveis.
A medida encontrou oposição de vários setores, que argumentam que essa decisão poderia derrubar a demanda por novos carros neste período de recessão.
Os cientistas envolvidos na nova pesquisa dizem que políticos precisam agir imediatamente para contrabalançar os danos já provocados ao meio ambiente.

* Obama tenta aproximação ao mundo islâmico


Obama diz que EUA não são inimigos do mundo islâmico

Fonte: BBC

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ao povo do mundo islâmico que os americanos não são seus inimigos, em entrevista à rede de TV Al-Arabiya, sediada em Dubai.
"Meu trabalho é comunicar ao povo americano que o mundo islâmico é cheio de pessoas extraordinárias que apenas querem viver suas vidas e ver seus filhos viverem uma vida melhor. Meu trabalho para o mundo islâmico é comunicar que os americanos não são seus inimigos", afirmou.
Obama admitiu que os Estados Unidos às vezes cometeram erros.
A entrevista foi exibida na véspera da viagem do emissário do presidente americano, George Mitchell, para o Oriente Médio. Mitchell deve visitar o Egito, Israel, a Cisjordânia e a Arábia Saudita.
Assista a trechos da entrevista.
O presidente americano afirmou que o emissário vai começar a missão escutando as demandas das partes envolvidas no conflito antes que os Estados Unidos possam elaborar uma resposta à questão.
"Eu disse a ele (George Mitchell) para começar escutando. Muitas vezes, os Estados Unidos começam dando ordens, mas nós não sabemos todos os fatores envolvidos. Então, vamos ouvir. Ele vai falar com todas as grandes partes envolvidas e me dar um retorno para que possamos formular uma resposta específica", disse Obama.
Faixa de Gaza
O enviado especial do governo dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, deve chegar nesta terça-feira ao Egito para discutir o conflito entre palestinos e israelenses na Faixa de Gaza.
Mitchell, que foi apontado como o mais alto representante diplomático no Oriente Médio por Obama na semana passada, deve se encontrar com o presidente egípcio Hosni Mubarak para discutir um cessar-fogo duradouro na Faixa de Gaza.
O Egito tem sido o principal negociador de tréguas entre palestinos e israelenses, assim como entre as facções palestinas Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e o Fatah, do presidente palestino, Mahmoud Abbas.
Antes que Mitchell embarcasse, o presidente Obama pediu, nesta segunda-feira, que ele agisse "vigorosamente" para buscar progressos na região.
"Quando eu digo progresso, quero dizer não apenas oportunidades para tirar fotos, mas progresso que possa ser sentido de maneira concreta pelas pessoas, para que elas se sintam mais seguras sobre suas vidas. Para que sintam que os sonhos e aspirações de seus filhos podem ser alcançados. Esta será nossa tarefa”" disse Obama na Casa Branca, depois de um encontro com Mitchell.
Irã
Durante a entrevista, o presidente dos Estados Unidos ainda afirmou que o Irã "agiu de um modo que não conduz à paz e à prosperidade da região", mas não descartou a hipótese de dialogar com o país.
"Suas ameaças contra Israel, sua busca por uma arma nuclear e seu apoio a organizações terroristas, nada disso ajudou", disse.
"Mas eu acho que é importante que estejamos abertos para negociar com o Irã, para expressar de maneira clara nossas diferenças e descobrir os potenciais caminhos para o progresso. (...). Como eu disse em meu discurso de posse, se países como o Irã quiserem abrir seus punhos, encontrarão nossa mão estendida”, afirmou o presidente.
Em mais um sinal de que os Estados Unidos podem começar a mudar sua abordagem nas relações com o Irã, a embaixadora americana na Organização das Nações Unidas (ONU), Susan Rice, afirmou que buscará negociações diretas com o país.
Depois de um encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em Nova York, nesta segunda-feira, Rice afirmou que buscará "uma diplomacia vigorosa, que inclui diplomacia direta, com o Irã" a respeito de seu programa nuclear.
Durante o mandato de George W. Bush, o governo americano não negociou diretamente com Teerã a respeito de seu programa de enriquecimento de urânio, que o país alega ter fins pacíficos.
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, no entanto, afirmou que as declarações de Rice não devem ser interpretadas como uma nova iniciativa diplomática com relação ao país, mas que os EUA irão usar todos os elementos de seus "poder nacional" para resolver a questão do programa nuclear iraniano.

* Em Jaboatão (PE), servidores municipais tinham horas extras milionárias!

SECRETÁRIA de Jaboatão revela excesso de hora-extra

Fonte: Folha de Pernambuco.

Em menos de uma semana após o vice-prefeito e controlador de Jaboatão dos Guararapes, Edir Pinto Peres (PPS), ter solicitado aos secretários de governo o envio de informações que comprovassem irregularidades na gestão do ex-prefeito Newton Carneiro (PRB), fatos novos já surgiram. A secretária de Gestão de Pessoas, Lucivane Freitas, denunciou, ontem, a existência de “distorções” no pagamento de horas-extras de servidores do município. De acordo com a gestora, enquanto, por exemplo, alguns recebiam, por 204 horas-extras em um mês, o valor de R$ 4 mil, outros tinham um rendimento de mais R$ 7 mil por apenas 30 horas-extras. Mesmo tendo funções administrativas e salários semelhantes.
“Isso acontece porque esses servidores têm uma estabilidade financeira garantida pela Prefeitura sem uma explicação. Os valores de suas horas-extras são calculadas em cima dessa estabilidade. Por isso, a diferença tão grande no momento desses valores”, explicou Lucivane. A secretária informou que o município gastou mais de R$ 550 mil apenas com horas-extras. “É um valor alto demais para uma folha como a nossa. Com apenas 15 servidores, foram gastos mais de R$ 40 mil”, revelou.
Lucivane Freitas destacou que os beneficiados com a “estranha estabilidade financeira” não cumprem papéis essenciais no município, o que possibilita questionamentos de quais critérios foram utilizados para garantir tal diferenciação dos demais funcionários da mesma categoria. “É estranho, mas não é ilegal. Precisamos saber o que fez esses servidores receberem essa estabilidade”, argumentou a secretária, assegurando que, através de auditoria, vai verificar a necessidade de cada um dos envolvidos na administração pública.

* Em Pesqueira, Prefeita cassada será apenas multada! E outras decisões da sessão de ontem do TRE...

Fonte: Folha de Pernambuco

A prefeita de Pesqueira (Agreste), Cleide Oliveira (PRB), eleita com 45,71% dos votos, não corre mais risco de perder o mandato para o segundo colocado no pleito de outubro, Evandro Chacon (PSB). Ontem, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reverteu a sentença da primeira instância que cassava Cleide e a tornava inelegível por três anos. A decisão do juiz eleitoral, no entanto, não foi de todo descartada, pois o desembargador-relator do processo, Francisco Julião, aplicou uma multa de 20 mil Ufirs.
Cleide Oliveira foi alvo de ação movida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) antes mesmo da eleição. Ela foi acusada de abuso de poder político e econômico, segundo a denúncia, por ter se beneficiado de recursos públicos para promoção pessoal. Três pontos foram atacados: a publicação de mil exemplares do Jornal da Educação - em que as ações da secretaria chefiada pela, então, candidata eram exaltados -, a veiculação de informe publicitário na TV Asa Branca de Caruaru, e a divulgação da prefeiturável em programas de rádios locais. As inciativas teriam sido praticadas por volta de maio de 2008, quando Cleide já havia sido indicada pelo então prefeito, João Eudes, como sua sucessora.
Segundo o relator Francisco Julião, não havia justificativa nos autos para uma decisão tão radical contra a prefeita eleita. “Não foi apresentada a quantidade de jornais distribuídos e nem se pode precisar quantos televisores estavam ligados no dia em que foi realizada a transmissão do informe publicitário”, argumentou o magistrado, no momento de dar seu parecer. Para ele, as infrações, da forma como foram elencadas pela acusação, não tiveram potencialidade suficiente para alterar o resultado do pleito de 5 de outubro.


CADASTRO
Ainda na sessão de ontem, o TRE determinou a suspensão das atividades de regularização, inscrição eleitoral ou alteração de dados nos cartórios eleitorais envolvidos nos pleitos suplementares de fevereiro, nos municípios de Pombos, Caetés e Lagoa Grande. O objetivo da aplicação desta data-limite é fechar o caderno de cadastro com a listagem dos eleitores aptos. As pessoas que se inscreveram do último dia 7 de janeiro - data da volta do recesso dos cartórios - para cá não poderão votar, pois não terão seus nomes inseridos na ata. Os que se regularizaram até ontem, terão direito a comparecer às urnas, no dia 8 de fevereiro.

Pernambuco e suas tradições carnavalescas

As festividades momescas já tomam conta de Olinda. Mas a contagem regressiva já está aberta para todos os outros pontos de Pernambuco. O carnaval por aqui é sinônimo de identidade, não se trata apenas de esbaldar-se na folia. E será difícil encontrar algum estado com uma diversidade tão intensa como temos em solo pernambucano. Olinda e Recife, assimilam muito bem as peculiaridades da nossa cultura. Por isso, não vou me estender muito, até mesmo porque o nosso carnaval não se resume a estas duas potências.
Em uma breve viagem, constata-se a força dos caboclinhos de Goiana, na Zona da Mata Norte. Neste folguedo, diversas tribos tomam conta da cidade, coisa linda de se ver! Esta força já esteve muito forte em Camaragibe, cidade que faz parte do grande Recife, mas o tempo, aliado ao descaso cultural e político, reduziu o número das agremiações do gênero. O local também era rico nas tradições carnavalescas de la ursas, bois e mascarados.
Ainda na Zona da Mata Norte, em cidades como Nazaré da Mata e Aliança, a casa é do Maracatu Rural, com a força misteriosa de personagens como o caboclo de lança.
No agreste tem Bezerros, com a força dos seus papangus. E Pesqueira, com os curiosos caiporas.

No sertão, destaque para os Caretas de Triunfo, além dos menos conhecidos, mas também muito ricos, Tabaqueiros, de Afogados da Ingazeira e a dança do Trancelim, do carnaval de Salgueiro. Ainda podemos citar a tradição do baile perfumado do carnaval de Paudalho e os blocos dos bichos, de Vitória de Santo Antão.

E é por isso que Pernambuco é um estado forte e multicultural, cheio de tradições e particularidades para ninguém botar defeito, além do povo pernambucano ter o frevo quente correndo nas veias. Que venha o carnaval com sua folia e animação!

O GIGANTE ESTÁ CHEGANDO

O presidente do Clube das Máscaras Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, anunciou no final da manhã de terça-feira (13/01), que o início do desfile deste ano foi antecipado em 30 minutos. Além disso, o clube terá o primeiro camarote oficial instalado na Praça Sérgio Loreto - bairro de São José - e contará com mais dois trios, um de maracatu e outro de caboclinhos.
A saída da Avenida Sul está marcada para as 9h do Sábado de Zé Pereira (21/02) e a festa deve se encerrar às 18h30. Irão compor a festa cerca de 30 prestando homenagens ao frevo e à música pernambucana, caracterizados com personagens como os papangus, caiporas, la ursa e mascarados.
Para a garotada, a novidade é o Trenzinho das Crianças, com percurso reduzido. Para participar, os pequenos devem ter idade entre 5 e 10 anos e estarem fantasiados. Nos próximos dias as atrações do desfile deverão ser confirmadas, mas Menezes antecipa que entre as principais atrações, estão Quinteto Violado, Dominguinhos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Nação Zumbi e o competente Renato Borghetti, diretamente de Porto Alegre (tocando ritmos pernambucanos), além de nomes como André rio, Orquestra 100% Mulher, SpokFrevo Orquestra, Almir Rouche e Marrom Brasileiro, que terá a companhia de Beto Hortiz.
O Camarote Oficial do Galo terá uma área Vip, restrita a convidados, e outra aberta ao público. A previsão é de que uma média de 2 mil pessoas divirtam-se no espaço, que será decorado com uma imagem de Enéas Freire, fundador do clube, falecido no ano passado. A escultura, assinada pelo artista plástico Sílvio Botelho, terá Onze metros de altura e será instalada entre a Praça Sérgio Loreto e a Avenida Sul. E como canta Alceu Valença "me segura senão eu caio...".

Jornalista, Professora de Inglês e Revisora de textos

* Notícia Quente sobre o carnaval

Começam a vazar as notícias da folia recifense. Dia 20 de fevereiro, segundo notícias extra-oficiais, Naná Vasconcelos, com os 400 batuqueiros no Marco Zero, receberá alguns convidados, entre eles, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Miucha, Claudionor Germano, Caetano Veloso e...
O prodígio VÍTOR ARAÚJO.
Aos 19 anos, este pianista é um achado para a boa música, quebrando protocolos e turbinando na boa (excelente) música. Embora os pianistas mais tradicionais não aprovem seu jeito, o fato é que Vítor tem contribuido e muito para o fomento do alto nível musical.
Se realmente a notícia tiver veracidade, é com certeza uma boa pedida.
A música não permite muros. As vezes isso até atrapalha... Mas nesse caso, é totalmente salutar.
O pianista Vítor Araujo (que também faz parte da excelente banda Seu Chico) esbanjando qualidade no frevo. E no maracatu. Isso é positivo demais. Lembram de Capiba? De Nelson Ferreira? Pianistas... E ótimas referências da música do povo.
Mariângela Celso Cavalcanti - Jornalista, Professora de Inglês e Revisora de textos Borba